Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Há mais de cem variedades de abóbora, com diferenças importantes de tamanho, cor, forma e textura. Pertencem à família das cucurbitáceas, a mesma dos pepinos e abobrinhas. A cabotiá é uma espécie híbrida, fruto do cruzamento entre a abóbora (Cucurbita moschata) e a moranga (Cucurbita máxima). Essa mistura foi desenvolvida no Japão, na década de 1940, chegando ao Brasil vinte anos mais tarde. Por aqui, conquistou o paladar nacional graças à sua extrema doçura e textura única, muito cremosa depois de cozida.

Rica em betacarotenos, apresenta ainda vitaminas do complexo B, além de potássio, cálcio e fósforo. Estudos apontam que as espécies de abóbora têm origem sul-americana, assim como as abobrinhas. E estão presentes na alimentação humana há muito tempo. De acordo com o “Pequeno Dicionário da Gula”, foram encontradas sementes de abóbora em sepulturas indígenas peruanas que datam de 2000 a.C.

A cabotiá fica particularmente saborosa em risotos, picadinhos e ensopados, como os cozidos nordestinos, com carne seca e legumes. Nesse caso, deve ser acrescentada ao final do preparo, pois fica pronta em menos tempo que os demais componentes do prato. O cozimento no vapor também é bem rápido, preserva nutrientes e realça sua doçura.

Bolinho Carioca 

Ingredientes

Massa de abóbora

350 grama(s) de farinha de trigo
1 colher(es) de chá de óleo
1 colher(es) de chá sal
1 1/2 copo(s) de leite
1 copo(s) de caldo de frango
280 grama(s) de abóbora assada sem casca e sem semente

Carne seca temperada

300 grama(s) de carne seca cozida
1 colher(es) de chá de óleo de milho
1 pitada(s) de salsinha
1 pitada(s) de pimenta-do-reino moiída
1 pitada(s) de cebolinha picada
1/2 unidade(s) de cebola picada
2 dente(s) de alho

Bolinho Carioca

100 grama(s) de carne seca
250 grama(s) de massa de abóbora
2 colher(es) de sopa de farinha de rosca
2 unidade(s) ovos

Modo de preparo

Massa de abóbora

1.Asse a abóbora no papel alumínio por 40 minutos no forno a 300°C.Retire a abóbora e bata no liquidificador com o caldo de frango.
2.Coloque na panela, acrescente o restante dos ingredientes e vá mexendo até chegar ao ponto de massa. Aperte a massa e verifique se não está grudando.

Carne seca temperada

Refogue o alho e a cebola em uma panela com o azeite. Acrescente o restante dos ingredientes, mexa e coloque a carne seca. Refogue por 10 minutos.

Bolinho Carioca

Recheie a porção de massa de abóbora com a carne seca temperada. Passe nos ovos, previamente batidos. Empane na farinha de rosca e frite.

Bom Apetite!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.