Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Surgida no século XIX de uma mutação natural acontecida entre as citrícolas plantadas no estado da Bahia no Brasil; essa variedade não tem sementes e é muito fácil de descascar. É muito utilizada no preparo de saladas de frutas e também muito apreciada como fruta fresca de consumo ao natural.

Em alguns estados, a laranja baiana também é conhecida como laranja-de-umbigo, por causa de uma pequena saliência na parte de baixo da fruta.Possui formato grande, redondo, mas também pode ser mais alongado, casca um pouco mais grossa, cor amarelo e às vezes levemente avermelhada e polpa doce e suculenta. É considerada uma importante variedade cítrica e produzida apenas no Brasil. É uma laranja muito apreciada por adultos e, principalmente, crianças.

Nutricionalmente, a laranja é uma excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, é rica em betacaroteno. A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. Isso sem falar da substância que lhe dá fama: a vitamina C.

Bolo de Laranja Bahia 

Ingredientes

  • 2 laranjas-da-baía
  • 3 ovos médios
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 1 e 1/2  xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícaras de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó


Modo de Preparo 

1) Rale a casca de uma das laranjas e reserve as raspas. Esprema as duas laranjas e reserve o suco (aprox. 3/4 de xícara).
2) No liquidificador, bata os ovos com o açúcar até ficar esbranquiçado, depois coloque o óleo, as raspas e o suco de laranja. Então, acrescente a farinha, deixe bater bem e desligue. Coloque numa tigela e incorpore o fermento em pó delicadamente.
3) Pré-aqueça o forno a 150 graus, acomode a massa em forma de furo central, untada e enfarinhada.
4) Leve ao forno por aprox. 45 minutos. Fure com um palito ou garfo para ver se está assado. Não deixe esfriar no forno. Você também pode utilizar forminhas pequenas e decorar! Sirva com chá quente ou gelado.

Dica: unte a forma com uma camada generosa de margarina e depois polvilhe açúcar cristal no lugar da farinha. Fica uma camadinha adocicada e as bordas ficam cristalizadas.

Bom apetite e uma ótima semana

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.