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Separamos algumas dicas que você precisa conhecer e aplicar na hora de guardar as frutas e verduras que chegam na bag em sua casa:

Esse é, provavelmente, o primeiro cuidado que você deve ter ao guardar frutas e verduras que acabaram de chegar. Muitas pessoas têm o hábito de higienizar todas elas antes de armazená-las na geladeira ou na fruteira, mas não sabem que podem estar cometendo um grande erro.

O contato dos vegetais e das frutas com a água e o sabão, removendo os excessos de terra e outros resíduos que podem ser encontrados em sua superfície, pode retirar também a principal proteção desses alimentos contra a ação do tempo e, principalmente, perda de nutrientes para o ar ambiente. Expostos, os alimentos vão estragar com muito mais facilidade na sua geladeira ou fruteira – além de ter seu valor nutricional prejudicado.

Guarde seus alimentos do jeitinho que você recebeu, seja na geladeira ou em alguma outra parte da sua cozinha, e só higienize quando for utilizá-los. Essa prática serve também para os legumes escovados, ok?

Separe as frutas que emitem etileno das que não produzem esse gás

Todas as frutas e vegetais emitem um gás natural, sem odor e inofensivo chamado de etileno. O etileno, quando em contato com outros alimentos que produzem esse gás em menor quantidade, pode acelerar o processo de amadurecimento desses produtos.

Algumas frutas e vegetais são grandes emissoras de etileno e, por isso, devem ficar longe dos produtos que são considerados sensíveis a esse tipo de gás. Os maiores produtores de etileno da sua cozinha são:

  • Banana
  • Maçã
  • Melão
  • Tomate
  • Mamão
  • Abacate
  • Manga
  • Pimentão
  • Abacaxi
  • Pera
  • Uvas

Deixe esses alimentos guardados em um lugar bem distante de produtos como batatas, folhas, cenouras, aspargos, brócolis, pepino e outros que podem estragar com facilidade.

 

Atente-se aos produtos que se adaptam à temperatura da geladeira

 

Alguns alimentos adoram ficar armazenados em temperaturas mais baixas, como as que encontramos na geladeira. Esse cuidado ajuda a aumentar seu tempo de validade, além de manter seu valor nutricional.

Os principais alimentos frescos que devem ir para sua geladeira são:

  • Melão cortado
  • Pêssegos maduros
  • Abacates maduros
  • Mangas maduras
  • Morangos
  • Cenouras e abobrinhas em recipientes fechados
  • Abacaxis maduros
  • Melancias maduras
  • Aspargos em sacos plásticos
  • Folhas frescas (em recipientes fechados e cobertos com papel toalha para não queimar).

Priorize sempre guardá-las no gavetão, onde a temperatura é um pouco mais alta e que pode evitar danificar os produtos.
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Deixe na fruteira produtos que gostam de locais frescos e arejados

 

A fruteira é uma boa aquisição para quem pretende ter mais espaço para guardar frutas e verduras em casa, visto que a grande maioria desses alimentos precisa de um local arejado e fresco para aguardar seu consumo.

Coloque na sua fruteira:

  • As maçãs junto com as peras;
  • As bananas em uma área separada;
  • Tomates, pimentões e pepinos;
  • Frutas cítricas com casca na parte mais arejada;
  • Cebolas e alhos na parte com menor incidência de luz;
  • Batatas também em uma parte com menor incidência de luz (separadas das cebolas).

Guarde suas ervas frescas com a ajuda de um copo d’água

Uma boa solução para aumentar o tempo de validade das ervas frescas é colocá-las como um buquê em um copo com um pouco de água. Corte as pontas do caule na transversal para facilitar a entrada da água para hidratação e posicione no copo com as folhas viradas para o lado de fora do recipiente.

Além de trocar a água diariamente, proteja as plantas envolvendo-as com um plástico, para garantir um pouco de umidade na região. Elas podem chegar a durar até 15 dias com esse cuidado!

Gostou das dicas? Se tiver alguma dica que não está por aqui mande para nós, adoramos aprender mais sobre armazenamento de alimentos frescos 🙂

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