Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A salada pode variar de diferentes formas no cardápio, desde pratos simples até acompanhamentos de outras preparações! E o mais interessante é que elas podem ser combinadas de acordo com a sua criatividade, podendo utilizar todos os tipos de alimentos naturais possíveis!

Todas as saladas ficam mais saborosas e nutritivas com uma boa variedade de alimentos, dando preferência para produtos da estação, por conta da carga de nutrientes que está mais acentuada e pelo seu custo reduzido!

Entre tantas variedades, você pode optar por colocar sementes, e também preparar diversos molhos à base de especiarias e alimentos naturais. Para auxiliar, confira algumas dicas de como montar sua salada e como consumi-la:

– Evite cortar as folhas com faca! O ideal é rasgá-las com as mãos em um recipiente e misturar com ervas frescas e o molho de sua preferência.

– Adicione grãos, sementes, castanhas, nozes e até mesmo legumes crus ralados ou em rodelas, como nabo, palmito, rabanete e broto de feijão.

– Dependendo do horário de almoço, as saladas são ótimas opções como um segundo lanche da tarde para pessoas que só irão jantar após outras atividades além do trabalho, como faculdade, academia, cursos.

– Utilize, sempre que possível, vegetais orgânicos e plantas não convencionais (PANCs) para enriquecer sua preparação com mais nutrientes e sabor! Se não sabe o que são, veja no nosso blog, tem tudo lá!
– Higienize adequadamente verduras, legumes e frutas, principalmente as não orgânicas. As etapas são:  retirar os resíduos visíveis, selecionar os vegetais ou legumes e retirar as partes danificadas para, em seguida, lavá-los em água corrente. Esses dois primeiros métodos reduzirão significativamente a carga de agrotóxicos! Deixe de molho em solução de hipoclorito ou bicarbonato de sódio, por tempo determinado (15 a 20 minutos), lavando em água corrente novamente.
O nosso chef, Renato Caleffi, tem receitas I-N-C-R-Í-V-E-I-S no livro “Escolhas e impactos: gastronomia funcional”. Todas elas são práticas, saudáveis e, claro, funcionais!
Confira esta que separamos para você:

Salada composta de folhas com vinagrete de figo e mix de sementes

Para a salada
Ingredientes:
5 folhas de couve-manteiga (pode ser almeirão ou espinafre)
2 folhas de alface-americana
2 folhas de alface-lisa roxa
1 pepino-japonês
1 rabanete cortado em rodelas finas
Suco de ½ limão
Sal de ervas a gosto (alecrim, orégano e manjericão desidratados)
2 folhas frescas de azedinha

Modo de preparo: corte as folhas de couve-manteiga finamente e tempere, misturando tudo com as mãos, com o suco de limão e o sal de ervas. O ato de mexer com os dedos deixará um aspecto de refogado. Pique as folhas de alface-americana, alface-lisa roxa e azedinha e misture. Acrescente o rabanete e pepino em rodelas por cima.

Para o vinagrete de figo
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de mostarda dijon
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) de linhaça hidratada
Polpa de 3 figos

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador.

Para o mix de sementes
Ingredientes:
1 colher (sopa) de semente de girassol
1 colher (sopa) de gergelim-branco ou preto
1 colher (sopa) de semente de chia
1 pitada de sal

Modo de preparo: toste em forno, à temperatura baixa, as sementes. Espere esfriar e, em seguida, triture-as no liquidificador, sem as transformar em farinha.

Para finalizar, misture o vinagrete de figo na salada e jogue as sementes por cima! Uma refeição rica em fibras, antioxidantes e nutrientes que promoverão benefícios à saúde em geral!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.