Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O repolho é uma planta herbácea, bienal, de pequeno porte, do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual estão inclusas milhares de espécies, entre elas vários vegetais crucíferos como a couve, o brócolis e a couve-flor. Cultivado há milhares de anos, desde cerca de dois mil anos antes de Cristo, o repolho é uma hortaliça de cabeça conhecida por conter diversos nutrientes, principalmente vitamina C. Foi introduzido nas Américas pelos conquistadores europeus e seu cultivo se estabeleceu no Brasil com os imigrantes alemães na região Sul do país. Desde então, o repolho é apreciado na culinária brasileira cru em saladas, como também cozido e refogado, por ser um alimento saboroso e cheio de nutrientes.

O repolho pode ser perfeitamente cultivado durante todo o ano, porém prefere clima fresco e úmido. Se desenvolve bem em solos argilo-silicosos, que sejam bem drenados, ricos em matéria orgânica e cujo pH esteja em torno de 5,5 a 7,0. É produzido em todos os estados brasileiros, com destaque para a região Sudeste e Sul. No mundo, os maiores produtores de repolho são a China, Índia e Rússia.
Repolho roxo à carbonara

Ingredientes

  • 400 g de repolho roxo fatiado
  • 1 cebola média em rodelas finas
  • 50 g de bacon sem muita gordura em cubinhos (opcional)
  • 3 gemas
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão
  • Sal e pimenta
  • Brotos para decorar (opcional)
  • Azeite de oliva

Modo de fazer


1. Em uma frigideira grande coloque o bacon e um fio de azeite de oliva e frite até ficar douradinho, com uma escumadeira retire da frigideira e acomode sobre papel toalha.
2. Em uma tigela pequena coloque as gemas, bata com um garfo, adicione o queijo parmesão, uma pitada de sal e pimenta moída na hora.
Obs. Se você optar por fazer sem bacon faça o refogado abaixo usando um fio de azeite de oliva.
Se o bacon tenha liberou muita gordura retire o excesso deixando apenas uma colher, adicione a cebola, refogue um pouco e adicione o repolho, refogue até murchar e cozinhar, mas ele deve permanecer al dente.
3. Polvilhe uma pitada de sal
4. Retire a frigideira do fogo e na mesma hora adicione a mistura de ovos e mexa até incorporar os ingredientes e engrossar. As gemas devem ficar delicadamente cozidas e sem grumos, o molho fica aveludado e levemente brilhoso. Esse cozimento se dá com a própria temperatura do repolho, se achar necessário voltar ao fogo, coloque na menor temperatura possível e mexa bem, retirando logo do fogo para que a gema não coagule e vire ovos mexidos.
5. Acomode o repolho, espalhe pedacinhos de bacon, se desejar decore com os brotos e sirva em seguida.

Bom apetite!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.