Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Tomate

Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de “pomo d’oro” (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro. A palavra “tomate” vem de “tomatl”, como era conhecida a fruta entre os astecas. 

Muitos acham que o tomate é um legume por fazer parte da salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruta, mesmo sem o sabor doce. Isso porque o tomateiro é uma planta fanerógama, com flor, angiosperma (quando as sementes são protegidas por uma “bolsa”).

4 benefícios do Tomate para a saúde

Protege o organismo: Encontrado em grande quantidade, o licopeno é o pigmento responsável pela coloração do tomate. Essa substância tem importante ação antioxidante no organismo humano. “Ele age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos (envelhecimento celular), além de estimular a função do sistema imunológico”, analisa Sheila.

Previne o câncer: Segundo a nutricionista, diversos pesquisadores encontraram ação positiva do licopeno sobre o câncer de próstata e outros: “Também foi demonstrado que o licopeno reduz o câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele e dos pulmões. Além disso, o licopeno pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial a aterosclerose, reduzindo o risco de infarto”, ressalta a profissional.

Fortalece o sistema imunológico: O fruto também é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante responsável por fortalecer o sistema imune, prevenindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras inflamações. A substância também atua na diminuição dos estresses cotidianos, melhorando nosso humor.

Reduz os riscos de diabetes: O tomate também é uma boa fonte de cromo, um mineral conhecido por regular os níveis de açúcar no sangue, controlando a glicose e prevenindo a doença. O cromo ainda ajuda a proporcionar saciedade, favorecendo um emagrecimento saudável.

Bruschetta italiana


Tradicional antepasto italiano feito a base de pão, a bruschetta pode ter vários recheios, mas o mais tradicional deles é  também o mais simples, com tomate, queijo e manjericão.

Ingredientes:

100gr de tomate italiano
2 fatias de pão italiano
2 gr de manjericão
1 dente de alho
Azeite
10gr de grana padano ralado
Pimenta do reino a gosto
Flor de sal a gosto

Modo de preparo: 

Tire a pele e a semente do tomate e grelhe, raspe o alho no pão, coloque o tomate por cima do pão, um do lado do outro e salpique a bruschetta com o grana padano. Coloque no forno a 200ºC por 5 minutos, até que o queijo derreta e o pão fique crocante. Retire do forno salpique as folhas de manjericão, a flor de sal e a pimenta do reino a gosto. Para finalizar regue com o azeite.

Bom apetite!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.